Inicio da matéria de biologia (Reprodução)

  Alguns dos tipos de reprodução:


  • Sexuada:

Reprodução sexuada é um tipo de reprodução que ocorre nos seres vivos e envolve células especializadas chamadas de gametas. Nesse tipo de reprodução, existe uma troca e mistura do material genético, gerando organismos semelhantes, porém não idênticos àqueles que os originaram. A reprodução sexuada ocorre em diferentes espécies de seres vivos, incluindo animais.


O tipo de fecundação é uma dessas estratégias, podendo ser a fecundação externa ou interna. A fecundação externa é aquela em que os gametas se unem no meio ambiente, enquanto a fecundação interna caracteriza-se pela fecundação no interior do corpo da fêmea.


De acordo com a modalidade de desenvolvimento, podemos classificar os organismos em ovíparos, vivíparos e ovovivíparos.


Os organismos ovíparos são aqueles que depositam ovos no ambiente.


 Os vivíparos são aqueles com fêmeas que geram seus filhotes dentro de seu organismo, dando à luz filhotes já formados. 


O termo ovovivíparo é, atualmente, um termo em desuso e era, anteriormente, utilizado para se referir aos casos em que a fêmea retém os ovos em seu corpo e depois pare filhotes já formados.


  • Seres sexuados

Os seres humanos se reproduzem de maneira sexuada, sendo necessária a fecundação do ovócito pelo espermatozoide para a formação de um novo ser.

  • Gametas e a reprodução sexuada


 Os seres humanos se reproduzem de maneira sexuada, sendo necessária a fecundação do ovócito pelo espermatozoide para a formação de um novo ser.


Os gametas se destacam por apresentarem apenas um conjunto de cromossomos, sendo, portanto, estruturas haploides.Ao se fundirem, os gametas formam zigotos, os quais são diploides. Na maioria dos casos, o gameta feminino é grande e não se locomove, diferentemente do gameta masculino, que é pequeno e capaz de se se movimentar.


Curiosidade:

Nos animais, os gametas femininos são denominados ovócitos, enquanto os masculinos são chamados de espermatozoides. Nas plantas dos grupos das briófitas, pteridófitas e algumas gimnospermas, o gameta feminino recebe a denominação de oosfera, enquanto o gameta masculino é chamado de anterozoide. Em algumas gimnospermas e angiospermas, o gameta feminino é também chamado de oosfera, entretanto, o gameta masculino é denominado núcleo espermático.











  • Assexuada:

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo é parental, e este passa seus genes aos seus descendentes.

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que acontece sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção de material genético. Com isso, os indivíduos gerados são, em quase todos os casos, geneticamente idênticos àqueles que os formaram.


Esse tipo de reprodução pode ocorrer em diferentes organismos, sendo observada tanto em seres unicelulares como em seres multicelulares. Como exemplo de seres unicelulares que se reproduzem dessa forma, podemos citar as bactérias. Já como exemplo de seres multicelulares, podemos citar as abelhas, que dão origem aos zangões por processos de partenogênese.


Tipos de reprodução assexuada:

Divisão binária: também conhecida como bipartição e cissiparidade, indivíduos dividem-se ao meio, dando origem a dois indivíduos de aproximadamente o mesmo tamanho. Ex:protozoários e bactérias.


Divisão múltipla: a célula divide-se e origina três ou mais células-filhas. Inicialmente o núcleo sofre uma série de divisões, que são seguidas pela divisão do citoplasma. Ex: protozoário causador da malária.


Esporulação: observa-se a formação de estruturas chamadas de esporos, que consistem em uma célula envolta por uma parede celular resistente, que a protege de condições desfavoráveis no meio. Ao encontrar condições adequadas, o esporo divide-se e dá origem a um novo indivíduo, sem necessidade de junção com outra célula.Ex: plantas, algas e fungos.


Fragmentação: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução pode ser observado em diferentes grupos, como esponjas e cnidários.


Brotamento: há o surgimento de um broto no corpo de um indivíduo já existente. Esse broto pode soltar-se do indivíduo que o originou ou permanecer ligado a ele. Ex: corais, nos quais os brotos permanecem aderidos, formando colônias.


Partenogênese: há o desenvolvimento do gameta feminino, o qual origina um novo ser sem que este tenha sido fertilizado. Um dos exemplos clássicos de partenogênese ocorre em abelhas, processo em que o zangão é formado. Ex: tubarões.


Propagação vegetativa: é uma reprodução assexuada típica dos vegetais. Nesse caso, estruturas vegetativas (raiz, caule e folha) são capazes de gerar uma nova planta. Ex: mandioca e a cana-de-açúcar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Membrana plasmática

Sistemas Térmicos Sustentáveis