Dominância
*Ausência de Dominância*
A dominância incompleta, também conhecida como ausência de dominância ou herança intermediária, é o termo utilizado pelos geneticistas para descrever situações em que o fenótipo de indivíduos heterozigotos é o resultado da mistura entre fenótipos homozigotos. Isso significa que, diferente do que previa Gregor Mendel, alguns alelos não possuem uma relação de dominância ou recessividade, permitindo a produção de um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos.
A dominância incompleta acontece quando o fenótipo expresso pelo heterozigoto fica mais ou menos entre os fenótipos dos pais homozigotos, não necessariamente sendo um intermediário dos pais heterozigotos, pode expressar um tom a mais claro do vermelho por exemplo, ou um mais rosado próximo ao branco. Quando um traço fenótipo expressa a dominância incompleta, o cruzamento entre dois heterozigotos pode ter a razão 1:2:1 na geração F2.
Se deve levar em consideração que quando uma característica apresenta a dominância incompleta, nos descendentes as relações de genótipos e fenótipos das gerações filhos são as mesmas, cada genótipo possui seu próprio fenótipo. A dominância se refere a forma como o gene é expresso, ou seja, seu fenótipo, mas não interfere na maneira como o gene é herdado.
*Tipos de Dominância*
A dominância acontece entre alelos de um mesmo gene e pode ser compreendida da forma como genótipo (composição genética) de pais homozigotos se expressam e se relaciona com o fenótipo (traços fisiológicos e morfológicos) do filho heterozigoto. O alelo que se sobressai é chamado de alelo dominante e o outro de alelo recessivo. O alelo recessivo consegue expressar seu fenótipo se o indivíduo tiver duas cópias do mesmo alelo, cada parte proveniente de um pai.
Para que o genótipo determine o fenótipo, os genes agrupam a informação da transcrição genética para um RNA mensageiro, que então faz a tradução e nesse mecanismo gera proteínas. Essas proteínas são as responsáveis por indicarem os genes a serem expressos.
A expressão de um genótipo depende de qual genoma se encontra, já a expressão do fenótipo também pode ser influenciado pelo ambiente. Os elementos que irão determinar as características se definem como alelos. Não serão todos os alelos que irão expressar os mesmos fenótipos, enquanto um alelo codifica um fenótipo dominante, outro poderá codificar um fenótipo recessivo.
Comentários
Postar um comentário